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Para uma instituição de ensino (IE) aumentar a sua captação mais alunos e retê-los, é fundamental ter uma base sólida, objetivos claros e processos a serem seguidos.
Toda grande empresa que procura crescer e expandir sua participação no mercado precisa investir no Marketing Digital. De forma a planejar medidas que contribuam para o crescimento do negócio. E com as instituições de ensino não é diferente.
A cada momento, novas Instituições de ensino surgem no setor, forçando aos gestores uma corrida para se manter na frente na busca por alunos. Mais do que propaganda, o setor de educação exige um trabalho intenso e criativo de marketing. Por isso, vamos mostrar sua importância na captação de alunos.
O que é a captação de alunos?
Captação de Alunos é um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas por uma instituição de ensino para atrair e transformar pessoas ou leads, em alunos matriculados.
As estratégias que compõe o processo de captação de alunos podem mudar de acordo com o tipo de ensino que uma instituição oferece.
Entretanto, o marketing nunca irá deixar de ser uma ótima estratégia para a captação de alunos.
Por que o marketing digital desempenha um ótimo papel na hora da captação de alunos
Atualmente, é comum que os alunos pesquisem por instituições de ensino na internet. Isso, sem necessariamente estarem na busca daquela informação naquele momento.
Esse tipo de estratégia de divulgação acaba influenciando nas matrículas do próximo ano e pode ser usada para captação de alunos.
Além disso um sistema de indicações ajuda a criar uma rede aberta de marketing que auxilia na capitação de novos estudantes.
Use as redes como amigas
Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, seja ela online ou offline, você precisa conhecer o seu público, seus alunos e futuros alunos. Isso significa que você precisa saber sobre eles e nada melhor do que nas redes que já tomaram conta da vida de todo mundo.
As redes sociais não transmite a mesma receptividade de um contato pessoal. Por isso é preciso saber se seus alunos e possíveis alunos têm interesse em se relacionar com a sua IES utilizando as redes sociais. Caso contrário você pode correr o risco de se tornar invasivo, ou até mesmo inconveniente.
Grande parte dos profissionais de marketing de hoje tem optado por implementar suas estratégias digitais por meio do Facebook.
Afinal, querendo ou não, essa é a rede social de maior acesso não só no Brasil, mas também em países como Estados Unidos e Índia.
Porém, com a recentemente mudança em seu algoritmo, tem sido cada vez mais difícil ter visibilidade sim investimento nessa mídia social.
É preciso escolher com segurança qual o melhor canal a sua empresa deve investir. Caso contrário o resultado da sua captação de alunos nas redes sociais não será positivo. Afinal, você precisa investir onde os seus alunos e interessados estão.
Importância do marketing
O Marketing é um ciclo que consiste em estudar o cliente e o mercado. Planejar uma estratégia e ainda analisar os resultados para aprimorá-la.
Ou seja, é preciso estudar o mercado e os consumidores para criar planos de ação eficientes.
Além disso, investir em ferramentas que otimizem o trabalho da sua equipe e que te ajude a analisar os resultados das suas campanhas com relatórios completos é fundamental.
Dica: O aluno bem acolhido sempre ajuda na captação
Não existe forma de impulsão melhor do que um aluno atual satisfeito com curso e com a escola profissionalizante. Isso certamente ajuda a captar novos alunos. E o ciclo só se propaga e cresce cada vez mais.
Isso acontece principalmente quando o aluno passa a indicá-la para os conhecidos. Entretanto, para que isso aconteça é preciso que o aluno esteja satisfeito com a instituição. Daí a importância de dar ouvidos ao mesmo.
Ainda que o aluno encontre dificuldades é importante cuidar para sana-las da melhor forma. De modo que não o prejudique tanto. Assim, o mesmo poderá se sentir acolhido.
Se a instituição cuidar dos seus alunos com atenção e dedicação, eles não deixarão de reconhecer suas qualidades e valores. E recomendarão com uma instituição de excelência, ajudando na captação de alunos.