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O Inbound Marketing é uma forma de fazer Marketing de conteúdo. O marketing, de forma geral, tem como objetivo vender um produto. Entretanto, Inbound Marketing é uma forma diferente de “vender o produto”. Enquanto o Marketing comum induz, o Inbound Marketing atrai.
O Marketing mais conhecido é o Marketing Outbound. Esse tipo de Marketing trabalha com a ideia contraria do Marketing Inbound. O Marketing Outbound trabalha basicamente com a ideia de induzir o cliente a fechar um negócio.
Esse tipo de Marketing tem caído por terra nos últimos tempos, dando lugar ao Inbound Marketing. É muito comum utilizar o Marketing em instituições educacionais.
O Marketing em Instituições educacionais
Antigamente, era comum que as instituições educacionais apostassem em mídias físicas. Hoje em dia, entretanto, com os recursos tecnológicos as apostas tem sido muito mais através de marketing digital.
As instituições precisam dessa visibilidade para que possa atrair o olhar de quem tenha interesse pelas mesmas. Isso era feito através de comerciais, TV, outdoors ou até mesmo rádios. Ainda existem muitas empresas que investem nessa plataforma, mas elas não dão retorno como o Inbound Marketing.
Outra forma de atrair clientes para a instituição de ensino é com o CRM. Leia o artigo Como um CRM com foco educacional pode ajudar a sua estratégia de captação de alunos.
O que é o Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma forma de atrair clientes criando e mantendo um relacionamento com ele. Ele irá focar em potenciais clientes e apresentar o seu produto com argumentos válidos, além de induzir.
O Inbound Marketing conta com toda uma construção de relacionamento. Essa construção se baseia em 4 etapas fundamentais. Essas etapas são atrair, vender, converter e encantar. E em cada uma delas é feito literalmente o que se diz.
O que é o funil de vendas e como ele atraí clientes
Outro método do Inbound Marketing é o funil de vendas. O funil trabalha com a ideia de estar em um meio amplo até atingir os clientes específicos. O objetivo desse método é obter o cliente ideal.
Na base será a hora de investir no marketing digital, mostrando a relevância e conteúdos que o seu produto possui. Leia o artigo Descubra como usar o marketing digital a favor de sua faculdade.
Nessa etapa é preciso ter em mente o que seria o cliente que você está buscando. E também a comunicação que você precisa ter com esse cliente.
Tenha em mente que todo o cliente em potencial enfrenta um problema e só por isso ainda não é cliente. Foque isso e planeje soluções verdadeiras para esse futuro cliente.
Dessa forma, na base você irá atrair com o seu produto o máximo de pessoas possíveis. Para fazer isso será preciso focar do problema falado anteriormente, trazendo uma solução. Para expandir essa informação e para que ela tenha um alto alcance é importante apostar em várias formas de anuncio.
Próxima fase
Na segunda fase você irá conquistar ou não o seu cliente. Ela é chamada de fluxo de nutrição. Agora que você captou a atenção do cliente você precisa nutri-la.
Para nutrir você irá trazer outras informações relevantes. É preciso que um fluxo de informações com verdadeiro conteúdo chegue até esse cliente. Por exemplo, no caso do seu produto ter um grande público de vestibulandos da área de Engenharia Química, mostre como você possui os laboratórios mais atualizados.
O próximo passo será a venda em si. Quando o seu relacionamento com o cliente já estiver maduro e ele tiver certeza sobre ele querer exatamente o seu produto. É o momento de conquista do cliente e onde ocorre a venda em si.
Entretanto, o Inbound Marketing não acaba simplesmente na venda do produto. Muito pelo contrário, o momento posterior é ainda mais importante. Ele se trata da manutenção do relacionamento com o cliente.
Para isso será preciso uma manutenção de conteúdo relevante para o perfil do cliente. Bem como, um suporte adequado. O que irá conquistar e sobretudo manter o cliente por um tempo ilimitado.
A última etapa do funil se trata do encantamento. Isso quer dizer que após o cliente adquirir o produto ele deverá não só ficar satisfeito, mas deverá também exceder as suas expectativas. De modo que ele fique encantado com o serviço.
Dicas para investir em Inbound Marketing Educacional
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Invista nas redes sociais
De modo geral o marketing educacional será voltado para vestibulandos e universitários. Essas pessoas são jovens e estão sempre conectadas através de alguma plataforma digital. Muitas vezes essa plataforma é a rede social.
Dessa forma, nada melhor do que investir nas redes sociais. Utilize o Inbound Marketing nas redes sociais divulgando seu conteúdo. Aproveite também para manter um contato direto com o público que poderá se tornar um cliente em potencial.
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Invista nas matrículas
O grande objetivo final do marketing educacional é ter o máximo possível de pessoas matriculas em suas instituições de ensino. Dessa forma, deve-se investir no Inbound Marketing na época de matrículas. Isso será crucial tanto para manter o número de rematrículas quanto para conseguir novas.
Se a sua instituição não possui matricula online ainda talvez seja a hora de pensar a respeito. Poder fazer coisas online tornou tudo muito mais prático e com as matrículas não deveria ser diferente.
Porque investir no Inbound Marketing na hora do Marketing Educacional
São diversas os motivos para investir no Inbound Marketing. Diversas pesquisas apontam que tanto o alcance como o custo-benefício desse tipo de Marketing têm superado qualquer outro.
Segundo uma pesquisa feita pela Martech (2017), 50,4% das empresas que usam o Marketing Inbound conseguem um ciclo de venda em menos de 30 dias.
Além disso, de e acordo com a pesquisa EduTrends, realizada por uma parceria entre as empresas Rock Content e Resultados Digitais, o Marketing de Conteúdo pode trazer 3 vezes mais resultados que estratégias tradicionais de marketing e custa até 62% menos.
Em alguns casos pode ser necessário contratar uma Empresa de Inbound Marketing para obter um resultado melhor. Vale a pena cogitar a ideia.
Leia também: Como melhorar o marketing de sua faculdade.