Tempo de leitura: 5 minutos
A realização de um processo seletivo de uma instituição de ensino requer bastante planejamento e elaboração de estratégias para a obtenção de muitas inscrições e, posteriormente, de matrículas. Quanto mais próxima do candidato a faculdade estiver, maiores são as chances de transformá-lo em aluno. Descubra, neste artigo, como preparar os seus candidatos para o processo seletivo da IES.
Instrução dos candidatos para o processo seletivo da IES
Os candidatos a ingresso em uma faculdade têm muitas dúvidas antes, durante e depois da decisão de entrada no ensino superior. Solucionar todas as objeções é um modo de garantir a convicção do candidato acerca da credibilidade da faculdade e da sua necessidade de se tornar aluno da instituição.
Em face disso, dois fatores tornam-se fundamentais no preparo do candidato que tem interesse na instituição, são eles:
- O conhecimento da persona;
- A compreensão de que o estudante percorre uma jornada.
Entendendo os dois fatores acima, a sua instituição de ensino superior está pronta para iniciar o processo de instrução dos candidatos.
Processo seletivo – o que fazer?
Considere a captação de alunos como um processo que deve acontecer durante todo o ano, e não apenas na época do vestibular. É preciso produzir, ao longo do ano, várias campanhas para atrair visitantes, convertê-los em leads, manter um relacionamento duradouro e confiável, e, finalmente, transformá-los em clientes, ou seja, em alunos.
Muitas instituições de ensino superior planejam apenas uma, no máximo duas, campanhas por ano para serem vinculadas nos meios tradicionais e digitais. As campanhas são reproduzidas no período próximo à chegada da data do vestibular e, concomitantemente, os colaboradores da faculdade começam a viajar apressadamente para as cidades vizinhas da sede da instituição de ensino, com o objetivo de divulgar os cursos da faculdade e a abertura das inscrições. Sim, isso é comum de acontecer, mas é errado?
Não é totalmente errôneo o processo acima, mas ele está parcialmente equivocado. O motivo é simples e já relatamos nos parágrafos anteriores. Imagine a situação:
Carlos, um estudante do terceiro ano do ensino médio mora a 90 quilômetros de distância da Faculdade XXX. As inscrições para o maior processo seletivo, o que acontece visando a obtenção de matrículas para o início do ano, estão abertas, e alguns colaboradores da Faculdade XXX foram visitar a escola de Carlos para apresentar os cursos com inscrições abertas, a forma de pagamento e ingresso na instituição.
Carlos pretende ingressar logo na faculdade, mas está em dúvida entre alguns cursos na área da saúde, e tem receio em relação a conseguir ou não pagar as mensalidades. Carlos não trabalha e, inicialmente, serão os seus pais os responsáveis pela parte financeira.
Durante a visita Carlos só teve tempo de expor a sua dúvida sobre os cursos, os colaboradores rapidamente responderam com a apresentação da grade curricular dos cursos da área da saúde da Faculdade XXX e com as possibilidades de atuação. Carlos animou-se com as respostas, mas não ficou totalmente satisfeito, pois ainda não decidiu qual o curso ideal e, também, devido à dúvida que ainda persistia sobre as formas de pagamento.
Quer saber o que a sua faculdade pode fazer para garantir que todos os candidatos fiquem satisfeitos e tenham todas as suas dúvidas elucidadas? Continue a leitura e descubra abaixo.
Esteja mais presente nas escolas
Ir mais de uma vez às escolas significa a criação de um maior relacionamento com os alunos que estão próximos do término do ensino médio. Fazer uma visita no início do ano, antes da época do processo seletivo para dar orientações sobre como estudar no ano de vestibular é uma sugestão para a visita inicial.
Fazer outras visitas, no decorrer do ano, para ajudar aos alunos no processo de decisão e, consequentemente, divulgar os cursos da instituição, também auxilia na aproximação com os candidatos.
Realize uma feira das profissões
Promover uma feira para que os estudantes do ensino médio conheçam a realidade dos cursos, contada pelos próprios acadêmicos, contribui para o esclarecimento de possíveis dúvidas relativas à instituição e à vida universitária. As visitas realizadas à escola pode ser utilizadas para a preparação dos alunos para o dia da feira das profissões.
Publique conteúdo educativo no blog
Utilize o blog da faculdade como fonte de informação. Publique conteúdo detalhado sobre os cursos da faculdade, mercado de trabalho para os profissionais graduados, modos de conseguir estágio, melhores métodos para estudar, técnicas de produtividade. Enfim, o blog precisa ser um guia para os candidatos e os alunos já matriculados na instituição.
Após a publicação no blog, compartilhe os conteúdos nas redes sociais e aumente o engajamento digital da faculdade.
Esperamos que, após a leitura deste texto, você tenha compreendido a importância de a faculdade se manter mais próxima dos candidatos para o fortalecimento da confiança na instituição e a resolução de dúvidas sobre o ensino superior.
Você tem alguma dúvida ou comentário sobre o assunto? Deixe o seu comentário!