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O mercado educacional tem crescido muito nos últimos anos e por isso, a concorrência tem aumentado. Se por um lado isso estimula a concorrência e melhora a qualidade do ensino, por outro, poder se uma ameaça para quem não desenvolve ações para atrair alunos, como por exemplo, a bolsa de desconto.
Portanto, investir em ferramentas tradicionais para a divulgação de sua instituição de ensino, não se torna a única forma para conseguir mais matrículas no começo do semestre.
Leia este artigo e entenda como um programa de bolsa de desconto pode melhorar o faturamento de sua instituição.
O que é uma bolsa de desconto?
A bolsa de desconto, também pode ser chamada de bolsa de estudos. Trata-se de um benefício ou condição especial que o aluno tem ao fazer parte de determinada instituição.
No entanto, este benefício também é uma estratégia para a captação assim como, retenção de alunos. Funciona através de uma contribuição econômica que permite que os alunos consigam pagar a mensalidade e então, continuar até o final do curso.
A bolsa de desconto pode ser tanto integral, quanto parcial. Além disso, cada instituição educacional pode estabelecer critérios próprios para a sua concessão.
Sendo assim, existem diferentes modalidades de bolsa de desconto que serão abaixo listadas:
- Bolsa por mérito: consiste em uma bolsa, muitas vezes de valor integral, que é concedida ao aluno que se destaca na instituição pelo seu desempenho.
- Bolsa por necessidade: trata-se de uma bolsa de estudos concedida a alunos que comprovem que não tem condições de arcar com os custos de uma instituição de ensino. Elas podem ser tanto parciais, quanto integrais.
- Bolsas esportivas: essa modalidade não é muito comum no Brasil, mas é bastante encontrada em países como o Estados Unidos, Trata-se de uma bolsa de estudos concedida a alunos que se destacam em uma determinada modalidade de esporte.
- Bolsa de iniciação científica: pode ser encontrada em instituições de ensino superior, trata-se de uma bolsa de descontos que tem como objetivo principal incentivar os alunos a realizarem pesquisas científicas.
Estes são apenas alguns exemplos, mas caso uma instituição de estudos deseje realmente implantar este sistema, existem muitas outras modalidades que podem ser implantadas dentro do ambiente acadêmico.
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Qual a vantagem de oferecer bolsa de desconto para a instituição?
A bolsa de desconto trata-se de uma estratégia de marketing. Ela vai fazer com que sua instituição consiga obter muitos benefícios, entenda quais são eles:
Captação de alunos
Assim como todo o consumidor, os alunos que vão para uma instituição de ensino particular desejam não somente ter acesso a um ensino de qualidade. Eles também estão em busca dos melhores preços.
Portanto, a bolsa de descontos tem o poder de atrair alunos. Ela faz isso através de um método bastante eficaz que mostra preço baixo e qualidade na mesma frase. Isso motiva o aluno a optar pela sua instituição.
Complemento de turmas
Não basta somente captar alunos, mas também, é preciso lotar turmas. Pois caso contrário, sua instituição terá prejuízos com as despesas de professores, entre outras.
E entre trabalhar entre a quantidade mínima e máxima de alunos, o ideal é que você fique com a segunda opção. Assim, você consegue manter as finanças de sua instituição mais estáveis.
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Aumento de faturamento
Os descontos apesar de apresentarem menos rentabilidade por aluno, tendem a aumentar o faturamento da instituição pois se tornam capazes de captar mais alunos.
No entanto, é preciso que você entenda qual é a curva da demanda. Encontre nela o equilíbrio entre quantidade de alunos, valor das mensalidades e quantidade de bolsas.
Todos estes elementos devem ser avaliados. Somente assim, a de bolsa de desconto será favorável para a sua empresa.
Retenção de alunos
A bolsa de estudos contribui para com a satisfação do aluno. Principalmente quando esta instituição é de ensino superior. Além disso, permite que ele permaneça até o final de sua graduação.
Ao cobrar aquilo que uma aluno pode pagar, você faz com que o número de inadimplências seja menor. E o risco de desistência do curso também.
Utilizando programa de bolsa de desconto como estratégia de Marketing.
Como você pode ver, a bolsa de desconto traz diversos benefícios para a sua instituição, mas assim como toda estratégia de marketing, ela deve ser bem estudada para que dessa forma, consiga dar bons frutos.
Nesse sentido, algumas ações devem ser tomadas, entenda quais são:
– Conheça o seu público-alvo
Você sabe quais são as necessidades do seu público-alvo, ou seja, dos alunos que você recebe na sua instituição educacional? Sabe o que eles querem e dos que eles precisam?
Não basta apenas oferecer uma bolsa de estudo sem entender se ela de fato resolverá o problema do seu público-alvo, pois caso contrário, esta será uma estratégia fracassada.
– Segmente o seu público
Nem todos os estudantes precisam de bolsa de estudo, mas é importante que você faça com que sua mensagem chegue até eles. Sendo assim, é importante descobrir quem são estas pessoas e como a sua mensagem pode chegar até elas.
O ideal é que quando o aluno vá até o balcão de matrículas ele não seja surpreendido com uma bolsa de estudos, mas sim, tenha ciência dela. Ele deve chegar ali porque sabe que existe uma oferta de ensino a qual ele não pode perder.
Contudo, o processo de bolsa de desconto avalia não só o aluno em si, mas também toda a sua família e o ambiente que o envolve. Dessa forma, é importante entender que este processo também é realizado de maneira mais consultiva.
– Utilize de forma adequada os canais de comunicação que você possui
Os estudantes estão conectados o tempo todo e você deve fazer dessa, uma oportunidade de anunciar o seu programa de bolsa de desconto.
Portanto, descubra quais canais de comunicação o seu público-alvo mais utiliza e realize propagandas que chamem à atenção, e que mostrem o quão bom vai ser para o aluno estudar em sua instituição.