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Uma ferramenta importante do Marketing, é o marketing de recomendação. Ele é um aliado de quem deseja estar em evidência no mercado e alcançar resultados mesmo gastando pouco.
O marketing de recomendação diz respeito a divulgação da empresa por meio de clientes que tiveram boa experiência com os serviço e/ou produtos oferecidos.
E o que faz dessa uma estratégia vencedora é que, ao adquirir um bem ou serviço, os clientes optam pelas fontes que tiveram boa recomendação de pessoas de sua confiança.
Eles irão ter mais segurança em confiar nas palavras de alguém próximo que em dizeres de propagandas e vendedores.
Mas não é só isso. Essa é uma via de mão dupla. Funciona para os serviços bem prestados e para as experiências que não deram certo.
Porque aderir ao marketing de recomendação?
A resposta é simples. Porque ele funciona, e mostramos isso em dados estatísticos.
Estes dados são obtidos de consumidores que estão conectados na rede para descrever publicamente suas experiências. E não pense que apenas as experiências positivas são descritas.
Aproximadamente 70% dos clientes que obtiveram sucesso no consumo de um serviço ou produto realizará o marketing de recomendação para conhecidos. Se gostou do serviço ou produto, 90% irá falar sobre isso.
No entanto, quando o serviço não teve qualidade mais que 90% irá comentar isso com um conhecido, e o que é mais importante, 30% fará isso por meio de redes sociais.
Em uma IES essa estratégia é válida?
Sim. O aluno irá procurar a instituição que teve melhor indicação, de amigos e familiares e de seus contatos nas redes sociais.
Por isso, a imagem e a qualidade da universidade são elementos importantes para garantir bom lugar no mercado. E não é difícil mensurar essas variáveis.
Durante o processo de escolha, o discente irá considerar vários requisitos da instituição de ensino, como seu posicionamento no ranking frente a concorrência, qualificações de instituições de confiança, notas, pesquisas e muito mais.
Apesar disso, a informação que receberá de uma pessoa de confiança será um momento para aprofundar seu conhecimento sobre a vivência pessoal de quem esteve na universidade.
Esta vivência pessoal contada por um próximo possui detalhes e sentimentos reais que possivelmente não serão captados por meio de propaganda. Por isso, o marketing de recomendação por meio dos estudantes pode fazer a diferença para a instituição.
Uma maneira simples de fazer isso é divulgar sites como o site Quero Bolsa ou páginas em redes sociais, para que os estudantes ativos avaliem a faculdade. Esta é uma boa vitrine para que as experiências pessoais sejam propagadas.
Quanto maior e melhor a reputação da universidade, maior a possibilidade de a faculdade ser certificada como uma instituição Ouro e quem sabe, Diamante.
Benefícios do marketing de recomendação
Investir no marketing de recomendação pode trazer como resultados benefícios diversos.
Primeiro, irá proporcionar economia financeira. Esta é uma estratégia que possui custo mínimo. Não exige gastos excessivos com outras estratégias de marketing como os anúncios. Quem realiza a divulgação são os estudantes.
O dinheiro que seria gasto para a capitação de alunos passa a ser investimento. Por isso, existe a possibilidade de melhorar as condições de ensino. Isto é investir na satisfação do discente com a instituição.
Uma outra característica da instituição que deseja utilizar o marketing de recomendação é se relacionar bem com os discentes, entender com mais precisão suas necessidades e expectativas com a faculdade.
Assim, com bom relacionamento, a empresa será mais vista em redes sociais, terá boa reputação, pois os alunos descreverão suas experiências exitosas durante o período de estudo.
Quando bem trabalhado, é muito provável que a se eleve a procura por informações da instituição e para estudar nela. Em contrapartida, é menos provável que os alunos pensem menos em abandonar seus cursos.
5 passos para realizar o marketing de recomendação
1. Trabalhe uma estratégia
Ao escolher uma estratégia para implementar o marketing de recomendação, é necessário extrema atenção durante todo o processo. O ideal, é que os passos estejam bem descritos, em um plano de ação.
Devem ser descritos com clareza os objetivos com cada ação, as ferramentas para que os objetivos sejam alcançados. Para se organizar melhor, estas ações podem ser transformadas em metas, para execução de acordo cronograma estabelecido.
2. Conheça seu público.
Esse é um ponto importante, pois através dele sua estratégia será traçada. É necessário se conhecer onde estar para definir aonde deseja chegar.
A experiência dos discentes com a universidade pode ser avaliada por muitas ferramentas como entrevistas, formulários de pesquisa, caixas de sugestões entre outros. Interrogue os alunos quanto as potencialidades e fragilidades da faculdade.
Se ele a indicaria para amigos e familiares. Após a pesquisa, os resultados positivos e negativos são expostos para serem explorados
3. Construa uma imagem positiva
Para utilizar o marketing de recomendação, o aluno deverá ter boa experiência com a universidade. E isso se alcança com investimento.
Todo consumidor deseja ser bem atendido. Então esse é um item fundamental na boa experiência do aluno. Os atendentes e a equipe devem ter bom relacionamento com o estudante, em cada solicitação ao longo da graduação.
A parte física do local será contada na experiência. O local de estudo que os discentes possuem boas experiências incluiu equipamentos que funcionem, espaços adequados, ferramentas que favoreçam a pesquisa como boa biblioteca e acesso a internet, entre outros.
4. É necessário qualidade de pessoal.
Educação permanente para capacitação da gestão pode fazer toda a diferença para uma boa administração, além de direcionar as ações da equipe para ações que influenciam positivamente imagem da universidade
Isso também passa pelo corpo técnico. Todos os trabalhadores dos professores ao secretário precisam estar qualificados para sua função. A seleção para contrato deve ser criteriosa. Mas a médio e longo prazo capacitações e cursos precisam ser oferecidos.
5. Associe o marketing de recomendação ao marketing digital
Se a instituição foi bem recomendada, o ideal é que ela esteja ao alcance dos futuros alunos. O meio mais fácil de encontrar informações sobre a universidade é através da internet. Quer por meio do site institucional, quer por redes sociais.
Pode ser por estes aplicativos que os futuros alunos darão o primeiro passo para ingressarem na faculdade.