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Se está interessado em conhecer bons métodos de captação de alunos para a sua instituição, confira estas dicas imperdíveis!
Não é nada fácil convencer pessoas a se matricularem em uma instituição de ensino. Por vezes, alunos que acabaram de sair do ensino médio já tem uma ideia pré-definida de onde querem cursar a graduação. Assim sendo, muitas faculdades precisam investir em uma captação de alunos eficiente de verdade.
Os motivos que levam cada indivíduo a escolha de uma instituição diferem muito, de modo que é importante colocar a sua instituição como a que satisfaz a maior quantidade de critérios possível. Para isso, alguns pontos precisam ser bem explorados na área do marketing educacional.
É exatamente sobre isso que falaremos neste post. Você aprenderá 5 técnicas indispensáveis para qualquer instituição que queira conduzir uma captação de alunos eficiente. Para conferir quais são, basta continuar a leitura!
Se quer garantir uma captação de alunos eficiente, garanta que estes 5 conselhos sejam seguidos
Planejamento, branding, retenção, honestidade e bom uso das redes sociais farão todo o diferencial no serviço
Planeje, planeje,planeje!
Em primeiro lugar, foque em planejamento. Sempre. As estratégias dependem disso por completo. Mesmo que a primeira parte de um plano seja executada com perfeição, é somente com a execução completa que se conquista o resultado esperado.
Assim sendo, você e seu time de captação devem planejar cada estratégia com cuidado e atenção a todos os detalhes. É do sucesso da captação que depende parte do lucro da instituição, mas não só dele. Se os alunos não tiverem um bom índice de retenção, a captação destes fracassa.
Isso é igualmente ruim tanto para a faculdade quanto para o aluno. Este não completa a sua formação e a instituição perde o lucro que obteria com os 3 a 5 anos de mensalidade.
Para que isso não aconteça, na hora do planejamento é importante prestar atenção aos critérios que esclarecemos em seguida.
Entenda, defina e fortaleça a sua marca
Diante de um mercado tão competitivo quanto o da educação superior, é muito importante ter uma marca consolidada. Esse é um ponto que, ao ser bem trabalhado, torna o processo de captação de alunos eficiente.
Veja bem, tratando-se de universidades grandes e tradicionais como as federais e estaduais, não é muito necessário investir em marketing. A reputação faz o serviço por conta própria. São questões destas universidades que os alunos vão encontrar nos materiais do ensino médio. É delas que os professores falarão em aula.
Diante disso, as instituições privadas precisam encontrar maneiras inteligentes de conquistar um público. “Quem não é visto não é lembrado”, já diz o ditado. Assim, os futuros alunos da sua instituição precisam ter conhecimento de que ela existe.
Ademais, é necessário mostrar o porquê sua faculdade deveria ser considerada na hora de escolher o que fazer no futuro. Dessa forma, sua marca e aquilo que você tem de valor para oferecer deve ser evidente. Não adianta investir em mostrar o quanto as mensalidades são baratas.
Não adianta dizer que os alunos devem escolher a sua instituição porque fracassaram em conquistar vagas nas universidades dos sonhos deles. Nada disso. Encontre algo de valor que valha a pena perseguir e invista pesado para que as pessoas saibam qual é esse valor e continuem lembrando dele até o final da graduação. O alvo é captar e reter.
Invista em estratégias de retenção
Como falamos acima, não adianta preocupar-se apenas com a matrícula se deseja uma captação de alunos eficiente Isso é apenas a primeira parte do todo.
Que cenário negativo aquele em que um aluno entra em sua instituição com todos os sonhos do mundo para se desapontar no primeiro dia de aula.
Você sabe qual o verdadeiro potencial dos professores que contratou? O que fez para obter a perspectiva dos seus alunos sobre os docentes, materiais, instalações e tudo mais?
Não deixe que ele se desaponte. Com seu time de captação pense em estratégias efetivas para mostrar o quanto os ex-alunos estão conquistando empregos bacanas. Traga entrevistas reais, faça palestras. Mostre que a experiência de estudar em sua instituição é valiosa.
O valor é que dá aos alunos razão para ficar. Não cometa o erro de mandá-los embora por falta de estratégia.
Para uma captação de alunos eficiente, ofereça um serviço honesto que satisfaça aqueles que já são alunos
Para atender ao que dissemos acima, é muito importante trabalhar em um valor verdadeiro. Com isso o que queremos dizer é que aquilo que torna a sua instituição valiosa não pode ser algo falso. Explicamos melhor mais abaixo.
Lembra que comentamos sobre relatos de ex-alunos? Não invista em comerciais que trazem o depoimento de um ator ou atriz sobre a instituição. Por que não investir em uma pesquisa de satisfação com os alunos egressos a fim de saber como estão? Onde estão trabalhando?
Se o que a instituição oferece de fato é bom, espera-se que os ex-alunos obtenham sucesso em suas vidas profissionais. Traga-os para palestrar, mostre vídeos de como funciona o dia-a-dia da instituição. Seja real.
Já é sabido que mentira tem perna curta, então faça de sua estratégia de marketing educacional algo convincente, mas que não se torne uma decepção depois.
Use as redes sociais ao seu favor
Ainda falando em estratégias de marketing educacional para conquistar uma captação de alunos eficiente, lembre-se de que alunos felizes vão divulgar naturalmente sua satisfação.
No final das contas, sua maior estratégia de marketing são aqueles alunos que forem captados e que se formarão alegremente. Embora a sua instituição tenha uma equipe de marketing digital fortíssima, ela não é nada sem ter quem a divulgue. E os divulgadores mais confiáveis, não tem jeito, são os próprios alunos.
Eles é quem fazem os irmãos e amigos considerarem a instituição em que estão estudando. Eles são os responsáveis por fazer alguém mudar de ideia quanto a cursar uma graduação, mas também por fazer alguém repensar em escolher a sua instituição para isso.
Assim sendo, invista pesado em estrutura seja física, seja de conteúdo. Caso siga todas essas dicas, muito provavelmente você terá um processo de captação de alunos eficiente sempre.
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