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Os erros durante a captação de alunos são vistos em muitas empresas de educação. E a melhor maneira de dribla-los é conhecendo-os.
O primeiro passo para a solução dos erros é identificar os problemas e compreender o impacto destes erros na empresa. Quer saber mais?
Então, continue lendo este artigo, pois abordaremos os principais erros durante a captação de alunos. Vamos lá?
Quais os erros durante a captação de alunos mais recorrentes?
Tomando como base pesquisas na administração de diversas empresas, elaboramos os principais erros durante a captação de alunos e seus impactos.
Aqui você também irá encontrar dicas para solucionar e prevenir estes erros. Com nossas instruções a sua instituição de ensino será brilhante na aquisição de estudantes.
1. Planejamento inadequado
Quando a universidade não possui planejamento, todos os processos da administração são afetados. E esse pode ser inclusive um dos piores erros.
Não planejar antecipadamente, significa para o administrador não possuir instrumentos para agir, não identificar as decisões que devem ser tomadas ou como se posicionar frente um novo desafio.
Por isso, o administrador possivelmente irá se posicionar de forma inadequada, sem a capacidade de seguir táticas eficientes. Para o administrador isso se tornará sofrimento pois isso significa objetivos não alcançados e dificuldades não selecionadas.
Isso será estressante e desmotivador para o administrador e seu time. E levar a uma cascata de erros com consequência no lucro da empresa.
Para as empresas de educação que cometeram esse erro, muito depois do esperado, desespero e atitudes precipitadas sem táticas não irão adiantar.
É necessário fazer uma pausa e observar com calma o panorama da situação. Ouvir o que a equipe tem a dizer é uma dica. Os seus companheiros poderão criar ideias eficazes para reduzir a dificuldade, é por isso que eles lidam diretamente com a captação;
Uma conversa com administradores para elaborar estratégia mais certeira é importante, ainda que os frutos sejam colhidos a longo prazo.
É com os erros que se realiza o aprendizado e assim, preparar-se com planejamento para a próxima época de captação.
2. Estudantes mal atendidos
Quando se pensa em captar novos estudantes, é esperado que a maior quantidade possível de candidatos realize matrícula.
Assim, prestar atendimento com péssima qualidade é um dos erros durante a captação de alunos produz o efeito contrário ao proposto. E isso extrapola o processo de captação.
A imagem da universidade também é afetada. Outo ponto importante, se o estudante não é informado sobre tópicos importantes no período de matricula, seu ingresso na faculdade será cercado por dúvidas acerca das soluções de possíveis problemas.
Educação permanente para a equipe pode transformar esse cenário.
A solução se inicia entre o corpo técnico. Quando o administrador e os demais colaboradores se relacionam bem, isso é repassado ao cliente.
Se um problema com o atendimento surge, o administrador deve atuar no mesmo instante. Conversar frente a frente com as pessoas envolvidas é a solução.
3. Concorrentes fora de vista
Não conhecer o ramo o mercado da educação e como age a concorrência, pode fazer do administrador um alienado.
Este erro pode resultar em duas coisas: 1- cobrança superior de preços, que pode não atrair o estudante e 2 – cobrança inferior de preços, que pode comprometer a receita.
Acompanhar o mercado é uma prática que deve ser rotineira, diária. O administrador deve ter um momento do seu trabalho para se manter atualizado.
Notícias, páginas da internet e mídias sociais dos concorrentes possuem dados que podem influenciar sua estratégia e planejamento.
4. Estratégias inadequadas
Quando não existe estrutura segura e o conhecimento que uma tática será boa para a instituição, decidir usa-la pode ser um ato falho e ruim, pode levar ato de vários erros durante a captação de alunos.
Uma decisão tomada sem cautela pode influenciar desde a formação de uma imagem negativa da empresa nas mídias sociais a uso indevido de recursos, sem o recebimento de retorno.
Por exemplo, quando uma instituição de ensino oferece uma redução expressiva na matrícula para chamar alunos e, no entanto, multiplica o valor das mensalidades seguintes. Essa atitude leva o estudante a abandonar a universidade.
O administrador deve ser criativo, porém aplicar uma nova ideia é uma atitude que deve ser pensada. Olha-la sobre diferentes perspectivas, ouvir outras opiniões é indispensável.
5. Desintegração entre grupos
Nem tudo que funciona para uma área da empresa pode servir para a outra. As vezes descontos e bolsas pode ser uma estratégia excelente sob a ótica da equipe de vendas mas uma ideia dispensável para a equipe financeira.
Ao planejar, todo o grupo deve se integrar nos objetivos. Do contrário, este será mais um entre os erros durante a captação de alunos.
É necessário que exista comunicação. Reuniões para planejamento estratégico e para acompanhamento de ações é muito importante. Quando os grupos estiverem conectados, os resultados serão melhores;
6. Indicadores deixados de lado
Este é um erro que faz do administrador desinformado a respeito do andamento das propostas traçadas. Dessa maneira, ele não possui capacidade para inferir em tempo essencial se as ações implementadas funcionam ou não.
Solucionar este erro significa controle sobre o que pode ser evitado. Se o administrador da instituição não acompanha seus indicadores, ele deve mudar esta atitude imediatamente.
7. Público-alvo não separado
Quando se público não está segmentado, você não possui pleno conhecimento sobre seus potenciais estudantes. Isto pode reduzir a precisão de suas ações, pois elas não serão especificas às necessidades de cada agrupamento.
Quando os grupos comuns estão agrupados, características particulares a cada segmento são encontradas. Esta divisão pode ser feita por exemplo, por curso.
Este é um dos erros durante a captação de alunos facilmente corrigidos. A dica é escolher as categorias adequadas e segmentar o seu público.
8.Ausência de Publicidade Virtual
Com o mundo conectado atualmente, o administrador que não investir em marketing digital comete um grave erro. A publicidade online deve ser o meio básico para divulgar a instituição de ensino. Pode gerar conversão, e servir para trabalhar a imagem da empresa.
Se sua faculdade não possui pessoas com capacidade para realizar esta tarefa com qualidade, ela pode ser terceirizada. Uma dica é planejar táticas com foco nas mídias sociais.
Mostramos os erros durante a captação de alunos e fornecemos dicas valiosas para você implementar na sua instituição de ensino. Aproveite, anote e faça sua faculdade crescer.